Primeiro-ministro da Somália sai ileso de ataque contra seu comboio

  • Por Agencia EFE
  • 08/05/2014 15h33
  • BlueSky

Mogadíscio, 8 mai (EFE).- O primeiro-ministro da Somália, Abdiweli Sheikh Ahmed, saiu ileso de um ataque nesta quinta-feira contra seu comboio quando viajava com uma delegação ministerial nos arredores da cidade de Qoryale, e já retornou à capital Mogadíscio, informaram fontes do governo.

Um grupo de homens armados pertencentes ao grupo islamita Al Shabab atacaram os veículos do comboio do ministro, que partiu no começo da manhã de Merca, 50 quilômetros ao sul de Mogadíscio, rumo a Qoryale.

Abdiweli Sheikh Ahmed, que tomou posse de seu cargo em dezembro do ano passado em substituição de Abdi Farah Shirdon após uma moção de censura no Parlamento, se reuniu em Merca com várias comunidades.

Os insurgentes emboscaram o veículo que liderava o comboio do primeiro-ministro e se enfrentaram com soldados do exército somali e da Missão da União Africana na Somália (AMISOM).

“Atacamos o primeiro-ministro em duas ocasiões em Qoryale, mas infelizmente ele conseguiu escapar”, afirmou hoje um membro de Al Shabab em um site vinculado ao grupo.

Funcionários do governo não detalharam se houve vítimas mortais, mas o jornal “Shabelle News” assegurou que no confronto morreram várias pessoas.

Após o ataque, o primeiro-ministro foi transferido a um local seguro de Qoryale, protegido por comandantes e tropas da AMISOM, e pela tarde retornou a Mogadíscio em helicóptero.

Al Shabab, que anunciou em fevereiro de 2012 sua adesão formal à rede terrorista Al Qaeda, combate a força multinacional AMISOM e o exército somali para instaurar no país um Estado muçulmano de cárater radical wahhabista.

A Somália vive em estado de guerra e caos desde 1991, quando foi derrubado o ditador Mohammed Siad Barre, o que deixou o país sem um governo efetivo e sob poder de milícias radicais islâmicas, senhores da guerra e grupos de delinquentes armados. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.