Primeiro-ministro da Ucrânia defende volta de relações bilaterais com Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 02/04/2014 09h24
  • BlueSky

Kiev, 2 abr (EFE).- O primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, propôs nesta quarta-feira que Moscou retome as relações bilaterais, embora tenha dito que seu país nunca reconhecerá a anexação da Crimeia pela Rússia.

“Gostaríamos de manter negociações sobre as relações russo-ucranianas e pensamos que nossos ministros das Relações Exteriores deveriam se reunir o mais rápido possível”, disse Yatseniuk em um fórum de investimentos em Kiev, citado pela agência “Interfax”.

O chefe do governo ucraniano, no entanto, afirmou que seu país jamais reconhecerá a anexação da Crimeia pela Rússia, promulgada pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 21 de março, cinco dias após um polêmico referendo no qual a maioria dos habitantes da península votaram a favor da separação da Ucrânia.

O primeiro-ministro disse que existem “assuntos que os países devem discutir, entre eles o comércio bilateral e as questões de energia”, e assegurou que Kiev está disposto a realizar negociações entre os ministros das Relações Exteriores de ambos os países.

A russa Gazprom anunciou ontem que elevaria para 40% o preço do gás vendido para a Ucrânia devido à falta de pagamentos.

Yatseniuk frisou também que em qualquer negociação a Rússia deve reconhecer que a Ucrânia é um país independente e tem direito de ingressar na União Europeia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.