Primeiro-ministro da Ucrânia espera coalizão europeísta após eleições

  • Por Agencia EFE
  • 26/10/2014 10h38

Kiev, 26 out (EFE).- Depois de votar nas eleições legislativas neste domingo, o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseni Yatseniuk, se mostrou confiante sobre a formação de uma coalizão europeísta o quanto antes.

“Esperamos que no menor tempo possível seja formada uma nova coalizão e que seja apresentada ao novo governo e a um novo primeiro-ministro”, disse Yatseniuk à imprensa local após votar em um colégio da capital ucraniana.

Yatseniuk, líder do partido Frente Popular, também manifestou sua esperança que, “embora seja parcialmente, as eleições correspondam aos padrões democráticos, já que é preciso se aproximar à Europa”.

“O que espero das eleições? Mudanças objetivas, tanto da classe política como de suas atitudes, responsabilidade e cumprimento do que esperam milhões de ucranianos”, destacou.

O partido de Yatseniuk, primeiro-ministro desde fevereiro, é um dos que superarão a barreira de 5% dos votos, o mínimo para chegar à Rada Suprema (parlamento), segundo as pesquisas.

Na véspera, em mensagem à nação pela televisão, Poroshenko se mostrou confiante de que as eleições legislativas desta domingo levarão a uma “profunda renovação da Rada Suprema (parlamento).

“Para realizar as reformas é necessário ter maioria na Rada, uma maioria reformista, e não corrupta; uma maioria pró-ucraniana e pró-europeia, e não pró-soviética”, ressaltou o chefe do Estado.

Poroshenko acrescentou que sua equipe tem pronto um “projeto de acordo para formar uma coalizão de maioria” com um programa, cujo objetivo é preparar a Ucrânia para para solicitar sua entrada na União Europeia no ano de 2020. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.