Primeiro-ministro do Reino Unido chega a Cabul para visita surpresa
Nova Délhi, 3 out (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, chegou nesta sexta-feira em Cabul para uma visita surpresa, na qual se reunirá com o novo presidente do Afeganistão, Ashraf Gani, informou a imprensa local.
Cameron se tornará assim no primeiro governante internacional que terá um encontro com Gani, que tomou posse na segunda-feira.
Na terça-feira, o Afeganistão assinou dois acordos com os Estados Unidos e a Otan, que permitem a presença de 9.800 soldados americanos e três mil de outros países ocidentais em solo afegão após a retirada da Aliança Atlântica no final de 2014.
O Reino Unido conta com 3.900 soldados na província de Helmand, uma das regiões com maior presença talibã, que se retirarão até 2014, após 13 anos no país asiático.
A participação britânica no conflito afegão causou a morte de 453 de seus soldados, de acordo com a portal independente icasualties.org.
Gani chegou ao poder após controvertidas eleições, entre acusações de fraude por parte de seu rival, Abdullah Abdullah.
Após a intervenção dos Estados Unidos, ambos os candidatos chegaram a um acordo para uma auditoria dos votos e a criação de um governo de união nacional.
Assim, Abdullah ocupa o cargo de chefe executivo, abaixo da autoridade de Gani.
O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais sangrentos depois que no ano passado as forças locais tornaram-se responsáveis pela segurança local após a retirada paulatina da Isaf, que culminará definitivamente no final de 2014.
Desde a posse do novo presidente afegão os talibãs cometeram três atentados suicidas em Cabul, que mataram 10 pessoas, a maioria militares. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.