Primeiro-ministro finlandês oferece a própria casa para abrigar refugiados
Helsinque, 5 set (EFE).- O primeiro-ministro da Finlândia, o liberal Juha Sipilä, ofereceu neste sábado sua própria casa para abrigar refugiados que chegarem ao país nórdico solicitando asilo e pediu a seus compatriotas para que mostrem solidariedade e façam o mesmo.
Em entrevista à rede de televisão pública “YLE”, Sipilä prometeu pôr sua casa em Kempele, no noroeste da Finlândia, à disposição dos solicitantes de asilo a partir do próximo ano, já que atualmente vive com sua família na região metropolitana da capital Helsinque.
“Quero encorajar os finlandeses para que abram as portas de suas casas, aceitem os refugiados como hóspedes e se envolvam em sua integração”, disse Sipilä, que calcula que sua casa poderia receber três ou quatro famílias.
“Os cidadãos deveriam pensar o que cada um pode fazer. Alguns podem se oferecer como voluntários, outros em colaborar na coleta de roupa e móveis e utensílios”, acrescentou.
Segundo Sipilä, existe uma “falta de solidariedade” em escala europeia em aceitar a responsabilidade de ajudar os solicitantes de asilo que fogem das zonas de crise e guerra.
As autoridades finlandesas calculam que neste ano receberão cerca de 30.000 solicitações de asilo. Habitualmente, são pedidas 3.600 a cada ano, por isso os centros de apoio do país estão totalmente lotados.
O governo de coalizão liderado por Sipilä, do qual também participa o partido xenófobo Verdadeiros Finlandeses, pediu aos municípios que acondicionem novos centros com caráter de urgência para receber os refugiados que chegam através do sul da Europa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.