Primeiro-ministro holandês diz que novo governo grego terá que cumprir acordo

  • Por Agencia EFE
  • 21/08/2015 14h00

Bruxelas, 21 ago (EFE).- O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, afirmou nesta quarta-feira que o acordo assinado com a Grécia sobre o terceiro resgate também é de responsabilidade do futuro novo governo grego, e que se o país não cumprir seus compromissos não receberá o dinheiro.

“Não assinamos (o resgate) com um governo específico, mas com o governo grego”, seja qual for, reiterou Rutte após uma reunião de seu Executivo, informou a agência “ANP”.

O primeiro-ministro holandês, que adotou uma postura dura com a Grécia durante as negociações do terceiro resgate grego, ressaltou que os créditos prometidos só serão concedidos em parcelas conforme o país implemente as reformas e os ajustes.

Desta maneira, se a Grécia não cumprir sua parte, acrescentou, “terá um problema”, pois não receberá financiamento de seus parceiros da zona do euro.

A Holanda fornece ao terceiro resgate, que pode chegar a 86 bilhões de euros, cinco bilhões em garantias e avais através do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).

Rutte negou que a Europa tenha se deixado “enganar” pelos gregos, pelo anúncio do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, de sua renúncia e da proposta de eleições antecipadas no mesmo dia em que recebeu a primeira parcela do resgate. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.