Primeiro-ministro japonês faz visita histórica a Pearl Harbor
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, junto com o presidente norte-americano, Barack Obama, visitaram nesta terça-feira o memorial USS Arizona e prestaram homenagens as vítimas do ataque a Pearl Harbor, ocorrido há 75 anos e que provocou a entrada dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial.
A visita acontece depois da ida de Obama a Hiroshima, alvo do bombardeio nuclear norte-americano em 1945. Essa foi a última reunião de Estado antes do presidente dos Estados Unidos deixar o cargo e é uma demonstração de força da aliança EUA-Japão, semanas antes do republicano Donald Trump assumir a Casa Branca.
Solenemente, os dois líderes permaneceram de pé diante de uma parede com os nomes das vítimas do ataque ocorrido em 1941. Depois, participaram de uma breve cerimônia para depositar grinaldas de flores, seguida de um momento de silêncio. Em seguida, os dois jogaram pétalas de rosas ao mar.
“Como primeiro-ministro japonês, expresso minhas sinceras e eternas condolências às almas daqueles que morreram aqui, assim como aos espíritos dos valentes homens e mulheres cujas vidas foram tomadas em uma guerra que começou neste lugar, como também às almas dos incontáveis inocentes que se transformam em vítimas da guerra”, afirmou Abe em discurso.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.