Primeiro-ministro romeno supera quarta moção de censura

  • Por Agencia EFE
  • 29/09/2015 09h42

Bucareste, 29 set (EFE).- O primeiro-ministro romeno, o social-democrata Victor Ponta, superou nesta terça-feira sua quarta moção de censura em três anos e a primeira após ter sido acusado de corrupção pela Promotoria.

As três principais formações políticas da coalizão de esquerda se abstiveram na votação, deixando a oposição com 207 votos, longe dos 275 necessários para que a moção prosperasse.

O líder social-democrata, de 43 anos, enfrenta acusações por corrupção por supostos delitos cometidos entre os anos 2007 e 2011, antes de ser chefe de governo.

Entre eles estão os de falsidade documentário, cumplicidade em evasão fiscal de forma contínua e lavagem de dinheiro.

Alina Gorghiu, chefe do Partido Nacional Liberal (PNL), impulsor da moção, qualificou de “imoral” e “injusto” manter a Ponta como primeiro-ministro, perante cerca de 2 mil manifestantes que se reuniram contra o parlamento para pedir a renúncia do chefe do governo.

Ponta nega as acusações, acusa a Promotoria anticorrupção de “manipular à opinião pública” e afirma que quer continuar no cargo até que termine a legislatura, em 2016.

O julgamento de Ponta, o primeiro chefe de governo romeno em exercício acusado de corrupção, começou em Bucareste na semana passada.

A Promotoria suspeita que Ponta recebeu cerca de 50 mil euros em 2011 de um antigo sócio, Dan Sova, que depois foi nomeado ministro.

A investigação sustenta que para justificar esses ingressos, Ponta emitiu faturas falsas com data de 2007 e 2008 por supostos trabalhos de assessoria legal para o escritório de Sova. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.