Primeiro-ministro turco se declara vencedor das eleições municipais

  • Por Agencia EFE
  • 30/03/2014 20h44
  • BlueSky

Ancara, 30 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que seu partido, o islamita AKP, foi o ganhador das eleições municipais realizadas hoje no país e nas quais obteve, segundo os dados preliminares não oficiais, cerca de 46% dos votos.

“A mensagem que nosso povo deu é muito clara. Deram uma mensagem à Turquia e a todo o mundo que a nação turca é imbatível”, disse o líder em discurso para uma multidão de seguidores em Ancara, no qual agradeceu a Deus pela vitória eleitoral.

O líder atacou a oposição social-democrata do CHP, que ficou em segundo, com 27% dos votos, e afirmou que seus líderes não iriam aparecer hoje para fazer discursos.

“O que eu disse? Disse que se não fosse o número um deixaria a política”, declarou diante de seus seguidores

“Amanhã começaremos a analisar por que não obtivemos 55% ou 60%. Mas a oposição não tem esse problema. Vamos avaliar os sentimentos do povo que votou por nós. A oposição tem que fazer autocrítica”, afirmou.

O primeiro-ministro assegurou que a Turquia “é cada vez mais forte” e prometeu que fortalecerá a economia e a democracia.

“Temos uma democracia que não há no Ocidente”, disse. Erdogan criticou também o influente islamita Fethullah Gülen, exilado na Pensilvânia (EUA), e acusado pelo primeiro-ministro de ter instigado as investigações contra corrupção que provocaram a demissão de quatro ministros e de vazar conversas que o relacionam com práticas ilegais e autoritárias.

“Aqueles que fazem manchetes de ódio, aqueles meios que apoiam a Pensilvânia perderam hoje. Hoje ganha a democracia”, sentenciou Erdogan. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.