Primeiro paciente de transplante de pênis da história será pai na África do Sul

  • Por Reuters
  • 12/06/2015 11h58
Divulgação/Stellenbosch University Divulgação/Stellenbosch University Cirurgia de transplante de pênis em março na África do Sul

Um jovem sul-africano que recebeu o primeiro transplante de pênis bem-sucedido da história em dezembro passado engravidou a namorada, disse nesta sexta-feira o médico que realizou a operação.

O homem de 22 anos, que não foi identificado, é um dos cerca de 250 sul-africanos que perdem o pênis todos os anos em rituais de circuncisões mal realizadas. A operação de transplante, que durou nove horas, é parte de um estudo-piloto do Hospital Tygerberg, da Cidade do Cabo, e da Universidade de Stellenbosch. O paciente voltou a ser sexualmente ativo cinco semanas mais tarde.

“Para nós, isso significa que estamos preenchendo a maioria dos quesitos, ele consegue urinar de pé normalmente, consegue ter relações sexuais e a função de seu pênis está completamente recuperada”, disse Andre van der Merwe, que chefiou a equipe médica, à Reuters. “Ter filhos é a última coisa que queríamos.”

Ele disse que não foram feitos exames de gravidez ou de paternidade independentes para verificar se realmente se trata de um filho do paciente, mas afirmou não ter motivos para duvidar do homem, que mora e trabalha na Cidade do Cabo.

“Sei que ele consegue ejacular normalmente, e não há razão para ele ser infértil. Eu esperava uma gravidez em algum momento, embora não o esperasse assim tão cedo”, afirmou.

Todos os anos, centenas de jovens sul-africanos, a maioria da tribo xhosa, perdem o pênis em rituais de celebração da maturidade que dão errado. Espera-se que a cirurgia pioneira de Van der Merwe os ajude a superar o trauma físico e psicológico.

Ao anunciar o sucesso do transplante em março, a equipe de Van der Merwe declarou que o procedimento pode ser oferecido no futuro a homens que perderam o pênis por causa de um câncer ou como último recurso a disfunções eréteis graves.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.