Primeiro show público desde a revolução iraniana é cancelado

  • Por Agencia EFE
  • 28/12/2014 14h10

Teerã, 28 dez (EFE).- Uma universidade iraniana cancelou o que seria o primeiro show realizado em um lugar oficial desde a Revolução de 1979, após sua divulgação na imprensa do Irã.

“Se o show foi anulado, foi decisão da universidade”, disse um responsável da Universidade Azad de Teerã, que não quis ser identificado nem dar mais explicações.

O grupo “Zhvana and Harang” interpretaria hoje na faculdade de arte e arquitetura da capital músicas tradicionais de diferentes regiões do país, e só as mulheres tinham permissão para assistir ao show.

Após a vitória da revolução islâmica, as autoridades promulgaram uma série de leis restritivas no âmbito cultural, e boa parte delas continua sendo aplicada com rigidez.

Foram proibidas as boates, shows públicos, e inclusive escutar música ou possuir fitas K-7 ou câmeras de vídeo, que chegavam contrabandeadas dos países vizinhos.

Muitos jovens do país se queixam da falta de liberdade social e de entretenimento.

“Tomara um dia nós também possamos ter discotecas no país para dançar e descarregar nossa energia”, disse à agência Efe Sahar, uma jovem de 22 anos.

Sheida, de 18 anos, contou que “para aproveitar temos que ir a países vizinhos” e isso só é permitido uma vez ao ano.

Para Massoud, de 28 anos, “o tema é a liberdade social, eu devo ter direito de decidir o que quero vestir, o que quero beber ou comer”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.