Primeiros resultados indicam perda da maioria absoluta do AKP na Turquia
Com 80% dos votos apurados, os resultados preliminares das eleições gerais realizadas neste domingo (07) na Turquia indicam que o partido islamita (AKP), no poder desde 2002, perderá por poucas cadeiras sua maioria absoluta, enquanto a legenda esquerdista pró-curda HDP chegará pela primeira vez ao parlamento.
Segundo informações das emissoras “CNNTÜRK” e “NTV”, o AKP recebeu até agora 42% dos votos, insuficiente para formar a maioria absoluta de 276 cadeiras. Na sequência aparecem os sociais-democratas do CHP, com 25%, os direitistas do MHP, com 17%, e o HDP, com mais de 11% da preferência do eleitorado.
Se a apuração terminar dessa forma, o AKP perderá sete pontos percentuais em relação ao pleito do ano passado. Será também a primeira vez que um partido pró-curdo supera a cláusula de barreira de 10% do total de votos para entrar no parlamento.
O êxito do HDP e sua chegada ao legislativo impedem que o AKP mantenha a maioria absoluta. Segundo uma simulação da repartição das cadeiras feitas pela “CNNTÜRK”, 261 deputados seriam do AKP, 128 do CHP, 84 do MHP e 77 do HDP.
O objetivo do AKP era pelo menos manter sua maioria absoluta ou até mesmo superar os 60% de controle do parlamento para convocar um plebiscito sobre o sistema político do país, que pretende transformar o cargo de presidente, atualmente ocupado por Recep Tayyip Erdogan, em chefe de Estado.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.