Principado de Mônaco proclama novo príncipe herdeiro
Paris, 11 dez (EFE).- Mônaco já tem um novo herdeiro da coroa, o príncipe Jaime, que nesta quinta-feira foi proclamado oficialmente como primeiro nome na linha sucessória do Principado após seu pai, Albert II.
“Desejo compartilhar esta alegria com os monegascos e também com todos os residentes em meu país. Estes nascimentos aprofundam o sentimento de comunidade que nos une”, declarou Albert II em mensagem de vídeo em francês e inglês divulgada pelo Palácio de Mônaco.
O anúncio foi feito após a proclamação oficial do nascimento ontem do príncipe -que substituirá seu pai no trono como Jaime II- e de sua irmã gêmea Gabriella, nascida dois minutos antes no hospital Princesse Grace e segunda na linha sucessória.
O ato oficial aconteceu no final da manhã, quando foi colocado o documento oficial na entrada do Palácio Grimaldi, residência dos soberanos.
As crianças, fruto da união em julho de 2009 do Príncipe Albert II com a ex-nadadora sul-africana Charlene Wittstock, serão apresentados provavelmente na próxima semana, informaram à Agência Efe fontes do Palácio.
Ontem, após o nascimento dos gêmeos, o Principado deu as boas-vindas às crianças com uma salva de 42 tiros de canhão disparados do castelo Fort Antoine, 21 por cada recém-nascido.
Em seguida, os sinos de todas as igrejas de Mônaco dobraram em uníssono, e depois as sirenes das embarcações ancoradas no porto do Estado mediterrâneo.
Os gêmeos são os primeiros filhos do casal formado por Albert II, de 56 anos, e da princesa Charlene, de 36, e também os únicos gêmeos com acesso ao trono entre as monarquias europeias.
No entanto, o príncipe de Mônaco já tem dois filhos reconhecidos nascidos fora de seu casamento e sem direitos sucessórios. Jazmin Grace, de 22 anos e cuja mãe é uma camareira americano, e Alexandre, de 11 anos, nascido de uma relação com uma aeromoça francesa de origem togolesa. EFE
jaf/dk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.