Principais notícias internacionais de agosto de 2014

  • Por Agencia EFE
  • 18/12/2014 17h30

Dia 3.

– Pelo menos nove palestinos morrem no bombardeio de uma escola da agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA) em Gaza.

Dia 5.

– Israel e Hamas iniciam trégua humanitária de 72 horas em Gaza.

Dia 6.

– Itália entra em recessão após acumular dois trimestres de crescimentos negativo consecutivos.

Dia 7.

– A Argentina denuncia os Estados Unidos perante Haia por considerar que as decisões adotadas por seus tribunais no conflito pela dívida com os fundos especuladores violam sua imunidade soberana.

Dia 8.

– Os EUA bombardeiam posições do Estado Islâmico no Iraque, três anos após retirar tropas, para proteger o pessoal que assessora o governo do Iraque.

– A Organização Mundial de Saúde (OMS) declara emergência internacional perante o avanço do vírus ebola após a morte de mil pessoas na África.

Dia 9.

– A morte do jovem negro Michael Brown por disparos de um policial branco na cidade de Ferguson provoca uma onda de distúrbios raciais nos EUA.

Dia 10.

– O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, vence as eleições presidenciais com maioria absoluta.

Dia 11.

– O presidente iraquiano, Fouad Massoum, encarrega o xiita Haidar al Abadi, dirigente da coalizão Estado de Direito, da formação de um novo governo.

Dia 13.

– O candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, morre em acidente de aéreo na cidade de Santos.

Dia 17.

– O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, notifica formalmente ao Congresso sobre a campanha de ataques aéreos no Iraque.

Dia 19.

– Um vídeo divulgado por jihadistas mostra a decapitação do jornalista americano James Wright Foley, sequestrado na Síria em novembro de 2012.

Dia 21.

– O líder da junta militar, Prayuth Chan-Ocha, é eleito primeiro-ministro da Tailândia pela Assembleia Nacional, quase três meses depois do cruel golpe de Estado com o qual tomou o poder.

– O Tribunal Constitucional da Indonésia aprova a vitória de Joko Widodo nas eleições presidenciais.

Dia 24.

– Os sequestradores libertam o jornalista americano Peter Theo Curtis, detido desde 2012 na Síria, e o entregam às forças da ONU.

Dia 26.

– Israel e Hamas estabelecem uma trégua que inclui o alívio do bloqueio à Gaza.

– O presidente francês, François Hollande, nomeia um novo governo com um ministro da Economia, Emmanuel Macron, procedente dos bancos de negócios, com o objetivo de girar rumo a posições mais liberais.

Dia 27.

– A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, é acusada por “negligência” em relação com um caso de suposta corrupção.

– Sindicatos de oposição na Argentina iniciam uma greve de 36 horas em protesto contra as políticas aplicadas pelo governo da presidente Cristina Kirchner.

Dia 28.

– A Ucrânia exige perante o Conselho de Segurança da ONU a retirada de tropas russas de seu território.

Dia 31.

– A União Democrata-Cristã (CDU), de Angela Merkel, vence as eleições no estado federado da Saxônia, que dirige há 24 anos, ao conseguir mais de 39% dos votos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.