Principal partido opositor na África do Sul elege seu primeiro líder negro

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 16h03

Nairóbi, 10 mai (EFE).- O principal partido opositor da África do Sul, a Aliança Democrática (AD), considerada a formação “dos brancos”, Mmusi Maimane elegeu neste domingo, que se transforma em seu primeiro líder negro, informou a imprensa local.

Maimane, de 34 anos, foi eleito com 93% dos votos a favor em um congresso realizado pelo AD após a renúncia de Helen Zille, que ficou no cargo por oito anos. A eleição de Maimane representa um fato histórico para o partido que, antes mesmo de seu nome ser anunciado, já gritava “Mmusi” em meio a aplausos dos presentes, de acordo com a rede de televisão sul-africana “eNCA”.

Até agora, a AD tinha sido considerada o partido “dos brancos”, por isso esta nomeação foi vista como uma estratégia de transformação interna com a qual esperam poder se tornar uma alternativa real ao governante Congresso Nacional Africano (CNA), no poder desde o fim do sistema segregacionista do apartheid, em 1994.

Após sua eleição, muitos colegas de partido registraram o momento fazendo uma selfie com Maimane, que afirmou que seu principal objetivo será implementar “uma mudança política efetiva” no país. O AD é a segunda força mais votada na África do Sul e liderou a luta para reabrir os casos de corrupção contra o presidente do país, Jacob Zuma. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.