Príncipe Charles participa de comemoração da batalha de Waterloo
Bruxelas, 17 jun (EFE).- O príncipe Charles da Inglaterra e sua esposa Camilla inauguraram nesta quarta-feira a fazenda reformada de Hougoumont, um dos centros da batalha de Waterloo de 18 de junho de 1815, em cerimônia que foi acompanhada pela princesa Astrid da Bélgica e pelo príncipe Pieter-Christiaan da Holanda, e os duques herdeiros de Luxemburgo.
A inauguração faz parte das celebrações do bicentenário da batalha de Waterloo, que começam amanhã nessa cidade próxima à capital belga com a presença dos reis Filipe e Matilde de Bélgica e representantes de outras monarquias europeias.
A Bélgica lembra desde amanhã o bicentenário da batalha de Waterloo em 1815, na qual Napoleão foi derrotado pelas tropas britânicas, holandesas e alemãs, e ao longo dos próximos três meses organizará diversas atividades nessa região com as quais esperam atrair mais de 200 mil turistas.
A renovação da fazenda histórica foi cofinanciada com um milhão de euros procedentes da Bélgica e outros 1,5 milhão de euros de fundos britânicos, segundo a agência Belga.
Um comitê colheu, além disso, donativos e contribuições procedentes de patrocinadores, o que permitiu a reabertura da porta do oeste, que desempenhou um papel muito importante na histórica batalha e permanecia fechada desde em 1840.
Um grupo de artesãos britânicos se encarregaram de reconstruir a porta do norte, bloqueada pelos soldados britânicos quando os franceses tentavam invadir a fazenda fortificada.
Para isso, utilizaram material cedido pela família do tenente-coronel Henry Wyndham, um dos dez homens que fechou a porta, segundo Belga.
No combate para recuperar o edifício sob poder do Exército inglês, morreram entre 2 mil e 2,5 mil soldados franceses e britânicos. EFE
mvg/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.