Príncipe Felipe propõe Espanha como base de empresas brasileiras na Europa

  • Por Agencia EFE
  • 12/03/2014 16h03

São Paulo, 12 mar (EFE).- O príncipe Felipe de Bourbon propôs nesta quarta-feira a Espanha como “base de operações” das empresas do Brasil que operam na Europa, durante um almoço em São Paulo com empresários e representantes do governo brasileiro.

“Hoje quero dizer que a Espanha tem a melhor disposição e extraordinárias condições como base para as operações das empresas brasileiras na Europa, no Mediterrâneo, no norte da África e em outras partes do mundo”, afirmou o herdeiro da coroa espanhola durante seu discurso no ato de apresentação da Fundação Conselho Espanha Brasil.

O príncipe lembrou que “muitas” das empresas brasileiras escolheram a Espanha como porta de entrada de seus produtos na Europa, “inclusive nos momentos mais complexos da crise” econômica.

“Acho que o momento atual é muito adequado porque a economia espanhola, que aponta sinais positivos, está recuperando rapidamente competitividade com uma balança comercial praticamente equilibrada e uma balança de conta corrente que apresenta superávit”, ressaltou.

A “empatia e afinidade cultural” entre os povos de Brasil e Espanha e a “experiência de trabalhar juntos” em diversos projetos foram algumas das “vantagens” para fortalecer as relações comerciais expostas pelo príncipe.

Em seu discurso, Felipe de Bourbon destacou a contribuição do estado de São Paulo como “motor” da economia brasileira e representante de uma “nova realidade esperançosa” do Brasil e de toda a região latino-americana.

Em seu discurso, pronunciado em português, o príncipe das Astúrias elogiou o papel da Fundação Conselho Espanha Brasil na busca de “novas linhas de diálogo e colaboração”, que contribuirão para “enriquecer” as relações entre Espanha e uma “terra acolhedora”.

Na presença do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José María Marin, o príncipe transmitiu uma mensagem de felicitação ao Brasil pela realização “dentro de poucos meses” da Copa do Mundo.

“Espero que tenhamos uma final Brasil-Espanha”, disse.

No ato, representando o governo brasileiro, esteve presente o ministro da Educação, José Henrique Paim, que destacou o interesse de Felipe de Bourbon em fortalecer a cooperação no setor educativo entre os dois países.

Paim substituiu no evento o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, que disse ter sido “convocado para uma tarefa” pela presidente Dilma Rousseff e iria receber um prêmio da fundação por sua contribuição para a internacionalização da educação no Brasil.

“Estamos orgulhosos do projeto de cooperação que estamos fazendo com a Espanha e queremos avançar ainda mais nessa parceria”, que conta com 14 acordos no âmbito educativo e a relação direta com 42 universidades espanholas, ressaltou Paim, que sucedeu recentemente Mercadante na pasta de Educação.

O príncipe Felipe chegou ontem à noite a São Paulo e, no começo de suas atividades oficiais, se reuniu hoje com representantes da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil. Depois, foi recebido pelo prefeito Fernando Haddad e por Paim.

Hoje mesmo, terá um encontro com o governador Geraldo Alckmin e fará uma visita ao Hospital Albert Einstein, onde será esperado por representantes da comunidade israelense em São Paulo. O retorno de Felipe de Bourbon à Espanha está marcado para a noite. EFE

wgm/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.