Príncipe herdeiro saudita tranqüiliza governo sobre saúde do rei

  • Por Agencia EFE
  • 05/01/2015 12h08
  • BlueSky

Cairo, 5 jan (EFE).- O príncipe herdeiro saudita, Salman bin Abdelaziz, tranquilizou nesta segunda-feira o governo sobre o estado de saúde do rei Abdullah, de 90 anos, que foi hospitalizado há seis dias por uma pneumonia.

Durante uma sessão do Conselho de Ministros presidida pelo príncipe herdeiro, este expressou seu agradecimento a todos os que se interessaram pela saúde do monarca, segundo a nota publicada pela agência oficial “Spa”.

Salman, vice-primeiro-ministro e titular da Defesa, insistiu que o estado do rei é estável depois de passar por exames médicos.

O príncipe herdeiro fez também um resumo ao resto do Gabinete sobre suas reuniões nestes dias com vários dirigentes estrangeiros, entre eles o ministro francês de Defesa, Jean-Yves Le Drian.

As palavras de Salman chegam depois que o rei Abdullah bin Abdul Aziz fora entubado há três dias de maneira temporária após ser detectado com uma pneumonia que dificulta a respiração.

Abdullah bin Abdul Aziz nasceu em 1924 e assumiu o trono em 1 de agosto de 2005, após o falecimento de seu irmão e antecessor, o rei Fahd.

Em 2011 e 2012, o monarca se submeteu a duas intervenções cirúrgicas para corrigir problemas nas costas, e em novembro de 2010, foi operado com sucesso de uma hérnia de disco e de um coágulo causado por ela em um hospital de Nova York.

A hospitalização de Abdullah bin Abdul Aziz voltou a suscitar no reino os rumores sobre sua sucessão.

O primeiro na linha sucessória da Arábia Saudita é Salman, nascido em 1935, meio-irmão do atual monarca e príncipe herdeiro desde junho de 2012.

O segundo lugar é ocupado por Moqrin bin Abdelaziz Al-Saud (Riad, 1945), que foi nomeado no cargo em março de 2014. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.