Pró-Rússia está a favor de nova rodada de negociações antes do fim de ano
Moscou, 27 dez (EFE).- O negociador-chefe dos pró-Rússia de Lugansk, no leste da Ucrânia, Vladislav Deinego, declarou neste sábado a disposição dos separatistas de realizar antes do fim de ano uma nova reunião do Grupo de Contato para a solução do conflito na região.
“Vamos fazer o possível para a que nova rodada (de negociações) do Grupo de Contato (Ucrânia, Rússia, separatistas pró-Rússia e OSCE) aconteça antes do fim de ano”, disse Deinego à agência russa “Interfax”.
O representante da autoproclamada república de Lugansk descartou que as negociações aconteçam hoje por ser “impossível que seus participantes tenham tempo de se reunir em Minsk”.
“Não excluo a possibilidade de a reunião acontecer amanhã ou depois de amanhã. Nós estamos dispostos. Esperamos a resposta de Kiev”, assinalou.
O Grupo de Contato tinha previsto se reunir ontem na capital bielorrussa, na que seria a segunda rodada de negociações desta semana, mas a reunião foi cancelada na última hora.
Apesar do cancelamento das conversas, as autoridades ucranianas e os separatistas realizaram ontem uma troca em massa de prisioneiros de guerra: 146 soldados ucranianos por 222 milicianos pró-Rússia.
Espera-se que hoje os pró-Rússia libertem outros quatro soldados ucranianos, já que o acordo previa a troca de 150 soldados do governo pelos combatentes separatistas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.