Pró-russos anunciam fim das hostilidades em todo o leste da Ucrânia
Os rebeldes pró-Rússia deram neste domingo por terminadas as hostilidades em toda a linha de separação entre as forças de Kiev e suas milícias e assinalaram que o cessar-fogo foi cumprido totalmente durante a madrugada deste domingo (22).
“O regime do cessar-fogo não foi violado pelas tropas ucranianas durante a madrugada passada”, assegurou a meios de imprensa locais um porta-voz do comando militar separatista da autoproclamada República Popular de Donetsk (RPD).
Horas antes, o número dois do chamado Ministério da Defesa da RPD, Eduard Basurin, destacou que “as ações de combate terminaram em toda a frente”, embora tenha detalhado que por parte das forças de Kiev “se dão provocações ali onde há batalhões de voluntários” que não obedecem ao Estado-Maior ucraniano.
O comando militar ucraniano acusou os sublevados de violar 12 vezes o regime da cessação de hostilidades durante a madrugada passada, um número de ataques muito menor dos denunciados em todas os dias anteriores desde a entrada em vigor há uma semana do cessar-fogo.
Apesar de os dois lados terem acertado na noite de sábado que iriam começar neste domingo a retirada do armamento pesado da linha que separa suas posições, segundo Kiev, os rebeldes usaram na madrugada artilharia e plataformas de lançamento de mísseis para atacar os arredores da cidade de Donetsk.
Igualmente, o comando militar ucraniano acusou as milícias pró-russas de tentar atacar durante a madrugada as posições governamentais na cidade de Shirokino, próxima à cidade de Mariupol, capital alternativa da região de Donetsk que mantém lealdade às autoridades de Kiev.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.