Pró-russos derrubam helicóptero com 9 militares a bordo no leste da Ucrânia
Kiev, 24 jun (EFE).- Um helicóptero com nove militares a bordo foi derrubado por insurgentes pró-russos perto da cidade de Slaviansk (leste da Ucrânia) no primeiro dia da trégua estipulada entre as autoridades e os separatistas.
“Perto de Slaviansk foi derrubado um helicóptero Mi-8 das forças que participam da operação antiterrorista. Segundo os dados preliminares, morreram nove militares incluindos os três tripulantes”, escreveu o coordenador do grupo “Resistência Informativa”, Dmitri Timchuk, em sua página do Facebook.
A queda do helicóptero foi confirmada à Agência “Interfax”-Ucrânia pelo porta-voz da “operação antiterrorista”, Vladislav Selezniov.
Segundo Selezniov, um sistema de defesa antiaérea portátil foi empregado no ataque que aconteceu perto do monte Karachun durante a decolagem da aeronave.
Ao mesmo tempo, o líder da autoproclamada república popular de Donetsk, Aleksandr Borodai, denunciou descumprimento da trégua entre os insurgentes e as autoridades por parte de Kiev.
“Kiev não cessou a guerra. Hoje começaram a metralhar (as cidades de) Slaviansk e Snezhni. Também, começaram os combates no aeroporto de Donetsk. Temos mortos e feridos”, disse Borodai, segundo a agência “Interfax”.
A trégua foi estipulada na segunda-feira na cidade de Donetsk, capital de região homônima, nas primeiras conversas entre representantes do governo de Kiev e os líderes dos rebeldes pró-russa desde que explodiram os enfrentamentos armados há quase dois meses.EFE
bk-vm/ff
++uHW++9++QTPjtPQJgFHwF++
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.