Pró-russos do leste da Ucrânia deporão armas se não forem perseguidos
Moscou, 18 abr (EFE).- As milícias pró-russas da região mineradora de Donbass (leste da Ucrânia), que ocupam sedes de organismos estatais há quase duas semanas, manifestaram hoje sua disposição em depor as armas sob a condição de que não sejam perseguidas pelas forças de ordem.
“Deporemos as armas só no caso que deixem os ataques contra nós por parte da Guarda Nacional e outras forças armadas ucranianas, quando nós e nossas famílias se sentirem seguros”, afirmou à agência russa “Interfax” Miroslav Rudenko, representante das chamadas autodefesas.
Além disso propôs, como uma de possíveis condições para pôr fim ao conflito com as autoridades, que os cidadãos ucranianos possam também obter cidadania russa, algo que a atual legislação da Ucrânia proíbe.
“Ainda não recebemos tais propostas, mas se a nós, os residentes de Donbass, se nos oferece a cidadania russa, não a rejeitaremos”, disse o ativista.
Explicou que “nesta situação, certamente, será mais fácil depor as armas já que isso (a outorga da cidadania russa) será uma garantia de nossa segurança”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.