Problemas na economia brasileira já afetam as importações
A paradeira da economia no governo Dilma atingiu até as importações, que caíram quase 4% em junho. Por essa razão, a balança comercial teve o melhor resultado para junho em 3 anos: saldo de US$ 2,3 bilhões.
O ministro do Desenvolvimento aposta na recuperação da balança comercial com exportações de matérias primas. E, quanto às importações, Mauro Borges enfatizou que elas dependem do crescimento econômico, como em qualquer outro país.
O secretário de Comércio Exterior chamou atenção para superávit na chamada “Conta Petróleo” no mês de junho. Daniel Godinho salientou que também a importação de combustíveis, como a gasolina, começou a cair no país.
*Ouça os detalhes no áudio
Um sinal da fragilidade econômica do país com o governo que aí está é o recuo de mais de 19% nas vendas externas de manufaturados. Em entrevista a Denise Campos de Toledo, o economista Edgard Pereira destaca a situação de recessão industrial no Brasil.
Especialista do mercado de câmbio prevê muitos meses de dificuldades para a indústria colocar produtos no exterior. Reginaldo Galhardo falou que o Banco Central deve manter o dólar barato porque precisa evitar o estouro da inflação.
Especialistas ouvidos pela JOVEM PAN disseram que apesar do dólar barato, o balanço das contas externas deve piorar. Tudo porque a moeda americana está com preço convidativo para o brasileiro gastar divisas no Exterior onde a inflação é baixa.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.