Processo de paz colombiano superou 60% das negociações, segundo Santos
Bogotá, 12 mai (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou nesta segunda-feira que o processo de paz com as Farc já superou 60% dos temas da negociação e disse que confia que possa ser assinado um acordo definitivo ao longo deste ano.
O líder fez esta reveleção sobre os avanços das negociações que começaram em novembro de 2012 em Havana em uma entrevista à “RCN La Rádio”, na qual, além disso, se pronunciou sobre a campanha suja perto das eleições presidenciais de 25 de maio, quando tentará a reeleição.
“Já passamos de 60% das negociações”, disse o presidente logo quando os negociadores do governo e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) começavam um novo ciclo de conversas em Havana, onde os porta-vozes dos insurgentes anunciaram avanços no ponto em negociação sobre o problema das drogas ilícitas.
O guerrilheiro “Jesus Santrich”, cujo verdadeiro nome é Seuxis Paucias Hernández, advertiu ao início do ciclo: “Estamos a uns três ou quatro parágrafos de resolver” este ponto.
Santos ratificou que foram alcançados avanços importantes e que embora espere que o processo termine ao longo do ano não é partidário de pôr “datas” porque é consciente que “estes processos são muito difíceis e sabia que ia ser muito custoso politicamente também”.
“Avançamos bem porque um conflito de 50 anos não pode ser negociado em 50 meses, mas acho que avançamos em bom ritmo e tomara que possamos terminar neste ano”, argumentou, ao reiterar que detecta boa vontade por parte da guerrilha.
O presidente se manifestou também confiante em que o movimento do ex-mandatário e senador eleito Álvaro Uribe, principal opositor e crítico do processo de paz, acabará apoiando o processo de paz.
Santos fez destas negociações sua principal bandeira por conta das eleições presidenciais e argumentou que nenhum de seus adversários está tão capacitado como ele para levar o país a colocar um fim a meio século de conflito. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.