Processo paz com as Farc necessita apoio empresarial, diz negociador
Bogotá, 14 ago (EFE).- O general reformado da polícia colombiana Óscar Naranjo, que faz parte da equipe negociadora do governo nos diálogos de paz com as Farc, afirmou nesta sexta-feira que o processo precisa do apoio e da liderança dos empresários para ser bem-sucedido.
“Quando pensamos na construção de paz e no pós-conflito, o que podemos dizer é que esse processo precisa da liderança empresarial e da empresa colombiana” afirmou Naranjo na 71ª Assembleia Nacional da Associação de Empresários da Colômbia (ANDI), que terminou hoje em Cartagena.
O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) buscam uma saída negociada para encerrar o conflito armado, em uma negociação que começou em Havana em novembro de 2012.
Naranjo declarou que o país tem vários desafios no caminho para a paz porque terminar o conflito significa um duplo desafio de “gerar mais riqueza e gerar mais inclusão”.
O representante policial detalhou que para que o país entre em uma etapa plena de construção de paz “é necessário elevar a capacidade de planejamento estratégico”.
Naranjo destacou o trabalho do empresariado e disse que se o setor privado sobreviveu a embates de organizações ilegais e se transformou, com o fim do conflito “está convidado a crescer, a se multiplicar e a gerar mais riqueza para que haja mais oportunidades e igualdade”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.