Procura por conexão móvel aumenta, mas empresas não acompanham demanda

  • Por Jovem Pan
  • 17/06/2015 11h53
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Valter Campanato/Agência Brasil internet

Serviço de banda larga no Brasil é caro e velocidade da internet fica bem abaixo do limite contratado. Faltam investimentos frente à demanda crescente e maior fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. Com a massificação dos tablets e smartphones, a conexão com a internet é muito mais usada do que a própria linha telefônica.

O professor Marcelo Zuffo, titular da Politécnica da USP, diz que a ausência de infraestrutura e de aporte de recursos contribuem para a lentidão da rede. A Associação de Consumidores constata que o a conexão 3G tem funcionamento precário em boa parte do país.

A coordenadora da Proteste, Maria Inês Dolci, defende sanções mais severas às empresas de banda larga. “As punições podem ser de diversas formas, desde a suspenção do serviço de planos novos até multas, dependendo da reincidência ou não dessas empresas”, conta.

Recentemente, a Anatel divulgou resultado de um monitoramento nacional apontando que parte das empresas não cumpre a meta de velocidade.  A medição mostra ainda que a banda larga esteve deficiente na maioria dos estados brasileiros durante os três primeiros meses de 2015. Enquanto isso, a elevada carga tributária encarece ainda mais as contas de telefone e internet no Brasil.

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