Procurador-geral egípcio e outros 3 são feridos em atentado no Cairo

  • Por EFE
  • 29/06/2015 08h51

A bomba foi colocada dentro de um carro estacionado próximo à Academia Militar

EFE Explosão de carro-bomba no Egito deixa ao menos 4 feridos

O procurador-geral do Egito, Hisham Barakat, ficou levemente ferido após a explosão de uma bomba nesta segunda-feira durante a passagem de seu veículo no nordeste do Cairo, segundo informaram à Agência Efe fontes de segurança.

As fontes explicaram que Barakat foi levado ao hospital para ser examinado após o atentado no qual também ficaram feridos dois seguranças e um civil.

A bomba foi colocada dentro de um carro estacionado na avenida Emar ben Yasser, no bairro de Masr al Gedida e junto à Academia Militar.

O assistente do procurador, Zakaria Abdelaziz Ozman, disse em entrevista à agência oficial “Mena” que Barakat sofreu “uma tentativa de assassinato”.

Ozman detalhou que o procurador tinha saído de sua casa para ir ao trabalho quando um carro explodiu de maneira repentina perto do comboio.

Após o atentado, que causou o incêndio de dois veículos, soldados da Defesa Civil e artífices se deslocaram à zona para determinar se há outros artefatos explosivos.

As forças da Polícia Militar fecharam o trânsito na avenida Emar ben Yasser e cercaram a área.

Os atentados terroristas aumentaram no Egito desde a derrocada militar em julho de 2013 do então presidente, o islamita Mohammed Mursi.

O alvo destes ataques foram principalmente os membros do Exército e da polícia egípcias, embora recentemente aumentaram as ameaças contra o Poder Judiciário, que ditou centenas de penas de morte e de prisão contra dirigentes e simpatizantes de grupos islamitas.

Em meados de maio, três juízes morreram em um ataque contra o microônibus no qual viajavam na cidade de Al Arish, no norte da Península do Sinai.

Poucos dias depois, o grupo jihadista egípcio Wilaya Sina (Província do Sinai), que jurou lealdade ao Estado Islâmico (EI), ameaçou se vingar dos juízes que condenaram os islamitas à morte.

Wilaya Sina, que assumiu os atentados mais sangrentos dos últimos meses, afirmou que essas decisões judiciais “foram pronunciados por tiranos que se denominam juízes”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.