Produção industrial do Brasil cai pelo terceiro mês consecutivo, diz IBGE

  • Por EFE
  • 02/06/2015 11h43

A produção industrial brasileira teve uma redução de 1,2% em abril com relação a março, o que representa a terceira queda consecutiva neste ano, informou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Em comparação com abril de 2014, a produção das fábricas brasileiras caiu 7,6%, enquanto no acumulado durante os primeiros quatro meses do ano a redução foi de 6,3%.

O mal resultado de abril esteve influenciado pela redução da produção em 19 dos 24 setores econômicos analisados, principalmente o de veículos automotores, que caiu 2,5% com relação ao mês precedente.

Segundo os dados do IBGE, esse setor, que tem um grande peso na economia do país, encadeia sete meses seguidos de retrocesso e acumula uma queda de 21,9% no período.

Também foram registrados grandes descensos no setor de equipamentos de transporte (-8,5%), de materiais elétricos (-5,4%) e de produtos farmacêuticos (-5,3%).

No entanto, entre os cinco setores que ampliaram a produção no mês de abril destacaram-se as indústrias extrativas e os produtos derivados do petróleo e biocombustível, ambos com um avanço de 1,5%.

Em 2014 ,a produção das fábricas fechou com uma queda de 3,2%, o pior resultado anual desde 2009, enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) do país subiu apenas 0,1%.

As previsões para este ano também não são otimistas e o governo prevê que a economia fechará 2015 com um retrocesso de 1%, o que suporia a maior queda do PIB desde 1990, quando se reduziu 4,35%.

A desaceleração econômica no Brasil elevou o desemprego, que chegou em abril a 6,4% da população economicamente ativa, seu maior nível em um mês nos últimos quatro anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.