Produção industrial volta a crescer em maio após três meses

  • Por Agencia EFE
  • 02/07/2015 12h06

Rio de Janeiro, 2 jul (EFE).- Após três meses consecutivos de queda, a produção industrial subiu 0,6% em maio, em comparação com abril, segundo informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o organismo oficial, apesar deste avanço, a produção industrial ainda acumula um retrocesso de 6,9% neste ano.

Outro dado negativo é que a produção industrial caiu também 5,3% nos últimos 12 meses.

No entanto, o dado positivo deste último mês coloca fim a uma tendência negativa de três meses consecutivos no qual foi acumulada uma queda de 3,2% na produção industrial do gigante sul-americano.

Esta leve melhora representa apenas um pequeno alívio no panorama econômico brasileiro que, segundo analistas do setor privado, deve neste ano sofrer uma baixa de 1,2% no Produto Interno Bruto (PIB), após a expansão de 0,1% registrada em 2014.

O IBGE explicou que, para a elaboração de seus índices, mediu a atividade em 24 setores industriais e comprovou que a produção aumentou durante o mês de maio em 14 deles.

Os melhores dados foram registrados no setor de equipamentos de transporte (8,9%), de produtos de madeira (4,9%) e de produtos farmacêuticos (3,6%).

De acordo com o organismo, houve uma alta na produção de bebidas (2,7%), de produtos de limpeza (1,9%) e de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,1%).

Entre os setores cuja produção experimentou um retrocesso durante maio, o IBGE citou as indústrias de produtos têxteis (-6,5%), a de máquinas para escritórios e equipamentos (-3,8 %) e a de produtos alimentícios (-1,9%). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.