Produção veículos no Brasil se recupera em setembro

  • Por Agencia EFE
  • 06/10/2014 23h42

São Paulo, 6 out (EFE).- O Brasil fabricou 300.845 veículos automotores em setembro, alta em relação a agosto, mas que ainda representa uma contração em relação ao mesmo mês de 2013, publicou nesta segunda-feira a Anfavea.

A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) revelou que o país aumentou em 13,7% em setembro a produção de carros, caminhões e ônibus.

O presidente da entidade, Luiz Moran Yabiku, disse em entrevista coletiva que este crescimento se deve aos novos modelos lançados pelas empresas automobilísticas.

No entanto, o balanço destacou que a indústria automotiva continua a reduzir a produção na comparação dos últimos 12 meses. Em relação a setembro do ano passado foi registrada uma variação negativa de -6,7%.

Yabiku indicou que as medidas adotadas pelo setor para compensar estas perdas foram, entre outras, as férias obrigatórias e a interrupção temporária de produção de algumas linhas.

O diretor explicou que essas decisões foram tomadas para adaptar a produção à queda do consumo doméstico e das exportações à Argentina, país destino de 90% da produção brasileira para o exterior.

Nos primeiros nove meses do ano, foram fabricados no país 2,38 milhões de veículos, queda de 16,8% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram produzidas 2,87 milhões de unidades.

As vendas de veículos brasileiros ao exterior em setembro ficaram em 26.724 unidades, queda de 41,2% em relação ao mesmo mês do ano passado e uma redução de 15,6% em comparação com agosto deste ano.

No acumulado do ano, o Brasil exportou 262.007 unidades, que significa uma contração de 38,5% em relação ao mesmo período de 2013.

A Anfavea prevê para este ano uma contração de 10% na produção do setor.

Acompanhando a tendência do setor produtivo, as vendas de veículos em setembro, medidas pelos registros no Detran chegaram a 296.294 unidades, aumento de 8,7% em comparação com agosto e uma diminuição de 4,4 % em relação a setembro de 2013.

Entre janeiro e setembro, o setor emplacou 2.526.474 novos veículos, 9,1% a menos que no mesmo período do ano anterior. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.