Professora acusada de maus-tratos em Portugal é condenada a 6 anos de prisão
Lisboa, 16 jul (EFE).- Uma professora portuguesa, de 42 anos, acusada de maus-tratos pelos alunos foi condenada a seis anos de prisão e a pagar uma indenização de 18 mil euros (mais de R$ 60 mil) pelo Tribunal de Sintra.
Os detalhes do julgamento foram divulgados nesta quinta-feira pela imprensa do país, que publica o depoimento de vários estudantes relatando desde ameaças até socos e tapas. De acordo com o relato de uma mãe, a professora gritava ameaças aos alunos para manter o silêncio em sala.
“Calem a boca ou eu mato vocês!”, disse a professora a sua turma.
Os alunos contaram que eram agredidos com livros e cabos de vassoura. Um deles disse ter sido empurrado violentamente por ela por não saber resolver exercícios de matemática. Os fatos, que aconteceram entre 2012 e 2013, afetaram também alunos com necessidades especiais.
Após os seis anos de prisão, a professora poderá voltar a lecionar, já que a lei portuguesa só determina a suspensão da função em crimes castigados com mais de três anos. Nesse caso, os seis anos se devem ao acúmulo de acusações e não a apenas uma individual. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.