Professores atacam edifícios oficiais no estado mexicano de Guerrero

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 21h47
  • BlueSky

Chilpancingo (México), 4 jun (EFE).- Professores da Coordenadoria Estadual de Trabalhadores da Educação de Guerrero (Ceteg) atacaram nesta quinta-feira vários edifícios oficiais como parte das ações de boicote às eleições do próximo domingo no México.

Divididos em dois grupos, na manhã de hoje um deles chegou à sede do Partido Revolucionário Institucional (PRI) em Chilpancingo, onde queimaram propaganda eleitoral.

Depois se transferiram até o Congresso do Estado, onde quebraram vidros da fachada, até que foram afastados por policiais do governo do estado.

O outro grupo tomou os escritórios de Finanças do governo de Guerrero até que 30 minutos depois também foram retirados por outra equipe anti-distúrbios.

Nos acessos ao município de Tixtla, onde se encontra a Escola Normal Rural de Ayotzinapa, à qual pertencem os 43 estudantes desaparecidos em setembro do ano passado, continuam postados cordões de segurança para evitar que os manifestantes cheguem a Chilpancingo, a capital estadual, para atacar as instalações do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Além disso, em outro dos acessos ao município, um grupo de cidadãos do Conselho Popular de Tixtla, acompanhados de milicianos, estão à espera da chegada das cédulas eleitorais.

No município de Tlapa novamente tentaram entrar no edifício do INE, mas foram afastados por membros da equipe do exército que se encontra resguardando as instalações.

Há poucos dias um grupo de pessoas sem identificação entrou em escritórios do ente eleitoral no estado para roubar e queimar material eleitoral. EFE

lo-pem/rsd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.