Professores não veem mudança na grade disciplinar como boa alternativa para ensino público

  • Por Jovem Pan
  • 08/06/2015 13h25
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Agencia Brasil Estudantes escola fies

Professores mostram preocupação com a possibilidade dos alunos do ensino médio da rede pública incluírem disciplinas optativas na grade curricular. A proposta foi retomada recentemente pela Secretaria Estadual de Educação, que pretende intensificar o processo no ano que vem. A reforma deve permitir aos estudantes do segundo e do terceiro ano a montagem da própria trajetória escolar.

O professor Ocimar Alavarse, da Faculdade de Educação da USP, recomenda conciliar as disciplinas fundamentais com opções inovadoras. “Uma outra alternativa é ampliar as jornadas de trabalho dos estudantes e dos professores oferendo por exemplo possibilidade de projetos, então pode ser uma alternativa ao jovens”, diz.

A proposta ainda está sendo finalizada e deve ser discutida no segundo semestre no Conselho Estadual de Educação.

A pedagoga doutora em educação Maria Bellintani propõe um diálogo maior e mais efetivo entre as disciplinas para ampliar o interesse dos estudantes. “Quando a educação não é vista com esse aspecto global e não conversa com o mundo acontece o desinteresse do aluno. Eu vejo que esse é um problema crucial, a inserção dessas disciplinas é uma tentativa de amenizar isso”, analisa.

A Secretaria Estadual de Educação pretende adotar a nova metodologia em uma quantidade restrita de escolas para aprimorar o sistema. Em um segundo momento, a escolha das disciplinas pelos alunos seria estendida para todas as unidades da rede pública.

Ouça reportagem completa no áudio acima.

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