Professores não veem mudança na grade disciplinar como boa alternativa para ensino público
As inscrições para o Fies poderão ser feitas exclusivamente pela internet até o dia 30 de abril
Estudantes escola fiesProfessores mostram preocupação com a possibilidade dos alunos do ensino médio da rede pública incluírem disciplinas optativas na grade curricular. A proposta foi retomada recentemente pela Secretaria Estadual de Educação, que pretende intensificar o processo no ano que vem. A reforma deve permitir aos estudantes do segundo e do terceiro ano a montagem da própria trajetória escolar.
O professor Ocimar Alavarse, da Faculdade de Educação da USP, recomenda conciliar as disciplinas fundamentais com opções inovadoras. “Uma outra alternativa é ampliar as jornadas de trabalho dos estudantes e dos professores oferendo por exemplo possibilidade de projetos, então pode ser uma alternativa ao jovens”, diz.
A proposta ainda está sendo finalizada e deve ser discutida no segundo semestre no Conselho Estadual de Educação.
A pedagoga doutora em educação Maria Bellintani propõe um diálogo maior e mais efetivo entre as disciplinas para ampliar o interesse dos estudantes. “Quando a educação não é vista com esse aspecto global e não conversa com o mundo acontece o desinteresse do aluno. Eu vejo que esse é um problema crucial, a inserção dessas disciplinas é uma tentativa de amenizar isso”, analisa.
A Secretaria Estadual de Educação pretende adotar a nova metodologia em uma quantidade restrita de escolas para aprimorar o sistema. Em um segundo momento, a escolha das disciplinas pelos alunos seria estendida para todas as unidades da rede pública.
Ouça reportagem completa no áudio acima.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.