Professores voltam, mas funcionários da UFRJ decidem manter greve

  • Por Agencia Brasil
  • 15/09/2015 23h12
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 08.09.2015, 10h00 - UNIVERSIDADE-RIO - Vista do campus da Urca da UFRJ - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), continua em greve de alguns professores do curso de graduação, muitos também aderiram a greve. (Foto: Zô Guimarães/Folhapress) Zô Guimarães/Folhapress Escada interna da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Após o retorno das aulas dos professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nesta segunda (14), os funcionários da área administrativa votaram nesta terça-feira (15), em assembleia, pela manutenção da greve iniciada no dia 29 de maio. Os servidores pedem que a posição de manutenção da paralisação seja respeitada pelos alunos, professores e o Conselho Universitário (Consuni).

Com participação de cerca de 250 pessoas, um votou contra a manutenção da greve e sete se abstiveram, a plenária deliberou pela intensificação da greve em resposta às medidas econômicas anunciadas pelo governo federal.

Os funcionaram decidiram manter a greve porque nesta quarta-feira (16) os integrantes do Comando Nacional de Greve da Federação de Sindicato de Trabalhadores Técnico-Administrativos (Fasubra) se reunirão com o governo para discutir a contraproposta encaminhada para negociação.

Os grevistas querem reajuste de 9,5%, para reposição inflacionária de 2015, a ser aplicada em janeiro 2016, e 5,5% para 2017, com cláusula de revisão em 2016, caso a previsão do índice instituído pelo governo em 2017 ultrapasse 5,5%.

José Caetano Ribeiro, do comando do movimento, disse que a expectativa é positiva para a negociação com o governo. “A nossa expectativa é que o governo finalize com a resposta positiva da contraproposta, com a reposição de 9,5%. Nós entendemos que a conjuntura é difícil, mas o governo tem negociado por baixo.”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.