Profissionais que lutam contra ebola são personalidades do ano para “Time”

  • Por Agencia EFE
  • 10/12/2014 21h53

Nova York, 10 dez (EFE).- Em um reconhecimento a coragem, misericórdia e ao sacrifícios que estão fazendo, a revista americana “Time” estampa nesta quarta-feira em sua capa os profissionais que lutam contra o ebola como as “personalidades do ano”.

De acordo com a revista, “eles se arriscaram, persistiram, se sacrificaram e salvaram”. O reconhecimento qualifica como “heróis” os médicos, enfermeiros, motoristas das ambulâncias, entre outros, africanos e pessoas de diversas regiões, que lutam contra uma doença que infectou aproximadamente 17 mil pessoas e matou 6.331.

“Durante décadas, o ebola assombrou aldeias rurais africanas como um monstro mítico que de tempos em tempos surge para exigir um sacrifício humano e depois volta para sua caverna.

Alcançou o Ocidente apenas na forma de pesadelo, como um (filme de) terror de Hollywood em que os olhos sangram, os órgãos se dissolvem e os médicos se desesperam porque não têm cura”, relata parte do editorial escrito por Nancy Gibbs, editora-chefe da revista.

“Mas 2014 é o ano em que um surto se transforma em uma epidemia, alimentado pelo próprio progresso que pavimentou estradas, levantou cidades e tirou milhões de pessoas da pobreza”, acrescentou Gibbs.

Os combatentes do ebola ganharam de outros candidatos, entre eles o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que foi finalista por seus esforços por “restabelecer o império perdido de seu país”.

Também foram finalistas o líder curdo Massoud Barzani, qualificado como “O oportunista” pelo lucro que está tirando da luta contra o jihadismo no Curdistão iraquiano, e Jack Ma, “O Capitalista”, fundador do grupo chinês Alibaba, por promover “a maior estreia na história da Bolsa de Wall Street”.

Na lista final chegaram também a ser candidatos os manifestantes de Ferguson, a cidade do estado do Missouri na qual foram registrados vários protestos após a morte do jovem negro Michael Brown atingido por um policial branco.

Contudo, a “Time” apostou na luta contra o ebola e destacou o trabalho dos profissionais de Médicos sem Fronteiras (MSF) e de outras organizações “de todo o mundo que lutaram lado a lado com os médicos” dos países mais afetados.

A “Time” destaca os “atos incansáveis de coragem e de misericórdia” de todos os profissionais para correr contra o tempo e aumentar a defesa dos doentes. E lembra: “Qualquer pessoa disposta a tratar as vítimas de ebola corria o risco de se tornar uma (delas)”.

A revista detaca os efeitos e os temores coletivos em alguns países, além das três nações afetadas. Entre eles, a publicação menciona o caso da enfermeira espanhola Teresa Romero que se contaminou ao tratar um missionário.

“O medo também era global. Quando uma enfermeira na Espanha contraiu ebola de um padre, autoridades espanholas mataram seu cachorro como medida de precaução, enquanto #VamosAMorirTodos (Vamos todos morrer) se tornou o tópico mais comentado do Twitter.

A eleição da “personalidade do ano” da revista “Time” é feita desde 1928, quando Charles Lindberg, o pioneiro da aviação americana, foi o escolhido. No ano passado o destaque foi o papa Francisco.

Obama foi eleito em 2012 e Putin, em 2007. Em alguns casos foram grupos, como os manifestantes da Primavera Árabe, em 2011. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.