Promotoria francesa pede que filial suíça do HSBC seja julgada

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2015 12h12

Paris, 13 mar (EFE).- A promotoria financeira da França pediu que a filial suíça do banco britânico HSBC seja julgada pela Justiça francesa por “agravada fraude fiscal” e “comercialização ilícita de produtos”, segundo informou o jornal “Le Monde” nesta sexta-feira.

O órgão enviou um requerimento na terça-feira para fazer com que a filial seja processada na França pela suposta fraude fiscal de 3.000 contribuintes franceses devido a um sistema de evasão de divisas organizado pelo HSBC na Suíça.

Segundo o “Le Monde”, embora em um primeiro momento o banco tinha intenção de se declarar culpado para ser poupado do processo público, agora pode ter mudado de postura devido à grande multa que as autoridades francesas poderiam pedir, não menos que 1,4 milhões de euros.

Em novembro de 2014, a justiça francesa acusou a filial do HSBC por ter captado clientes para que depositassem dinheiro em contas na Suíça e, desse modo, escapassem do fisco francês.

O juiz impôs uma cobrança de 50 milhões de euros para garantir o pagamento de eventuais sanções, informou um porta-voz da procuradoria à Agência Efe.

A entidade confirmou que o “HSBC Private Bank (Suíça) tinha sido acusado pelos magistrados que investigam se o banco teve um comportamento apropriado em 2006/2007 relativo a certos clientes que tinham obrigações fiscais na França e da maneira em que propôs seus serviços nesse país”.

O caso surgiu a partir dos documentos que o analista de sistemas Hervé Falciani entregou em 2008 às autoridades francesas sobre bases de dados que tinha obtido quando trabalhava para o HSBC na Suíça. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.