Promotoria recomenda que Prefeitura não feche Av. Paulista neste domingo (23)

  • Por Jovem Pan
  • 21/08/2015 15h57
Brisa Dalila/ Jovem Pan Ciclovia da Avenida Paulista é inaugurada em clima de festa

O Ministério Público recomendou nesta quinta-feira (20) que a Prefeitura de São Paulo não interdite a Avenida Paulista para tráfego de veículos neste domingo (23).

O anúncio do fechamento da via foi feito pela Prefeitura por causa da inauguração da ciclovia da Av. Bernardino de Campos, que ligará a Avenida Paulista e a Rua Vergueiro, na zona sul da cidade.

A recomendação da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo, com base em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2007 pelo município. Este termo limita a “três o número de eventos de duração prolongada e interrupção da via que a municipalidade poderá autorizar, pr ano, na Avenida Paulista”. No caso, os três eventos seriam: Parada Gay, Corrida de São Silvestre e a comemoração do Ano Novo.

Dada como certa na semana passada pelo prefeito Fernando Haddad (PT), o fechamento da Av. Paulista em todos os domingos pode ocorrer apenas uma vez por mês, segundo o mesmo prefeito disse nesta quinta (20). Segundo Haddad, o fechamento dependerá da “reação da cidade”.

O fechamento total da via aos domingos é criticado por moradores e comerciantes. Segundo a Associação Paulista Viva, a iniciativa é apenas uma ação de marketing.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a prefeitura afirmou que irá manter o fechamento neste domingo (23) e que “serão levados em conta os resultados dos dois testes e considerações de todos os atores envolvidos” no caso de um fechamento permanente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.