Propaganda de marca de chester é acusada de racismo na web; entenda
Uma tradicional marca de alimentos frigoríficos tem causado polêmica nas redes sociais nesta semana. Tudo por conta de um comercial recém-lançado para divulgar uma ação de sua linha de produtos natalinos.
A propaganda explica que, na compra de um chester, a empresa doa outro para uma família que precisa. Acontece que, no comercial, a família que compra o produto é majoritariamente branca, e a que recebe a doação é majoritariamente negra – o que muitos internautas consideraram um esteriótipo.
“E a família branca novamente salva o Natal da pobre família negra que não pode comprar um chester. Não venham com aquele papo de ‘coincidência’ ou ‘nós não enxergamos cor’, porque se fosse assim, teríamos mais famílias negras retratadas ajudando pobres famílias brancas por aí. Mas é isso, Brasil: país onde 98% da população não se acha racista, 99% conhece alguém racista e dessa forma todo mundo tem permissão pra continuar sendo”, escreveu uma internauta como comentário do YouTube.
“Aqui na minha casa não vai ter mais nada da marca, sabe porquê? Porque eu não quero! Aqui em casa não vai entrar marca racista! Reflitam! Essa propaganda está o ó. Nem vem dizer que tem branco e preto nas duas famílias não, que essa não cola tá. Dá tempo de refazer hein”, completou outra.
Alguns usuários das redes, no entanto, não viram problema na peça. “Ué, mas tem pessoas brancas e negras em ambas as famílias, qual o problema?”, questionaram.
Confira aqui a repercussão:
A família que recebe a doação na propaganda da Perdigão é exatamente igual a qualquer outra família brasileira: uma mistura de brancos, pretos e pardos. Ruim é o espírito de porco que diz que existe desigualdade histórica e depois se escandaliza quando se vê diante da realidade.
— Eric Balbinus (@EricBalbinus) November 27, 2018
Segundo alguns, essas duas fotos são da família branca, rica e opressora da Perdigão!!
Conheço família rica/branca e posso garantir, não é isso!
Relaxem! pic.twitter.com/XMmPzTshNn— ✨Alesig✨ (@GiselaNourr) November 27, 2018
Vamos falar do comercial da Perdigão ou fingir que não aconteceu?
— Bic Müller (@bicmuller) November 27, 2018
comercial dos preto fudido ganhano frangassado dos branco legalzão parabéns perdigão ? pic.twitter.com/4S2Qsy7bbv
— Déia Fanfiqueira FOI GOLPE SIM! (@NaoInviabilize) November 27, 2018
"não tem racismo nessa propaganda da Perdigão. é muito mimimi desse pessoal. tem branco em todas as famílias. aqui em casa mesmo damos peru aos negros, temos amigos que são negros. não tem isso de racismo" pic.twitter.com/vFLxDcKWfA
— Cógenes Lira (@cogenes) November 27, 2018
Eu ia falar sobre valor simbólico e tal a partir do comercial da Perdigão, mas aí a preguiça foi maior e eu vou resumir o negócio a: tem que acabar o publicitário.
— Alejandro Mercado (@ale_mercado) November 27, 2018
a campanha de natal da Perdigão é um poço de racismo, de representação do branco bondoso e do negro feliz pela caridade. surreal. https://t.co/fHdDwxj3E8
— Maria Guimarães (@mariamguimaraes) November 27, 2018
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.