Protesto a favor de refugiados reúne 20 mil pessoas em Viena

  • Por Agencia EFE
  • 31/08/2015 19h38

Viena, 31 ago (EFE).- Cerca de 20 mil pessoas saíram às ruas de Viena nesta segunda-feira para protestar a favor dos direitos dos milhares de refugiados que chegam todos os dias à União Europeia (UE), conforme informou a polícia austríaca.

O lema do protesto, convocado por várias organizações humanitárias austríacas, era “Ser pessoa na Áustria”.

Organizações internacionais, como Anistia Internacional e Médicos Sem Fronteiras, já tinham criticado nas últimas semanas as más condições de vida de milhares de refugiados hospedados em centros oficiais de amparo.

A manifestação começou às 18h locais (13h em Brasília) na estação do Oeste (Westbahnhof) e seguiu rumo ao parlamento da Áustria, que fica três quilômetros de distância.

A estação ferroviária viveu momentos dramáticos com a chegada de centenas de refugiados da vizinha Hungria, que tentam chegam de trem à Alemanha.

Vários trens foram retidos hoje durante horas na fronteira entre Áustria e Hungria, supostamente por estarem muitos cheios e para determinar se os refugiados a bordo já tinham pedido asilo político em território húngaro. Nesse caso, seriam devolvidos à Hungria, país aonde muitos entraram ilegalmente pela fronteira com a Sérvia.

A polícia austríaca não interveio nesta segunda-feira e permitiu que os refugiados, a maioria sírios, subissem em outros trens em Viena para seguir viagem rumo à Alemanha, país que recentemente anunciou que não recusaria o asilo desses refugiados.

Para as próximas horas é esperada a chegada de outros quatro trens, que podem trazer cerca de mil refugiados a Viena, explicou à Agência Efe Birgit Hebein, umas das coordenadoras da assistência humanitária para os imigrantes na Westbahnhof.

Segundo a deputada do partido ecologista “Os Verdes”, a empresa ferroviária da Áustria (ÖBB) preparou duas grandes salas para que os refugiados possam dormir e descansar antes de seguirem viagem rumo à Alemanha na terça-feira.

A Áustria intensificou hoje seus controles perto da fronteira para lutar contra o tráfico ilícito de pessoas, após encontrar uma caminhonete com 71 refugiados mortos na quinta-feira passada.

O governo austríaco calcula que precisará tramitar os pedidos de asilo político de aproximadamente 80 mil pessoas, quatro vezes mais que no ano passado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.