Protesto antinuclear reúne milhares de pessoas em Tóquio

  • Por Agencia EFE
  • 09/03/2014 11h43

Tóquio, 9 fev (EFE).- Milhares de pessoas se manifestaram neste domingo em Tóquio contra a energia nuclear, a dois dias do terceiro aniversário da catástrofe de Fukushima.

O protesto, convocado por uma plataforma de ONGs e agrupamentos cívicos, começou no parque de Hibiya e posteriormente se deslocou até a sede do Parlamento japonês.

Sob lemas como “Sayonara nukes” (“Adeus armas nucleares”), os manifestantes expressaram sua rejeição à política energética do governo liderado por Shinzo Abe, que decidiu reativar parte dos 48 reatores nucleares do país, contrariando o compromisso adotado pelo Executivo anterior.

A mobilização reuniu milhares de pessoas, segundo a agência “Kyodo”, e discorreu sem incidentes e com ambiente festivo graças aos shows e espetáculos organizados pelos organizadores.

Na próxima terça-feira se completam três anos do terremoto e do tsunami que causaram graves danos na central de Fukushima Daiichi, o maior acidente nuclear desde Chernobyl.

O incidente nuclear provocou a evacuação de 300 mil pessoas e grandes perdas na agricultura e na pesca da região, enquanto o terremoto e o tsunami deixaram mais de 18.500 mortos em todo o país. EFE

ahg/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.