Protesto contra milhares de demissões na Usiminas-Cubatão tem confronto com PM

  • Por Jovem Pan
  • 11/11/2015 11h11
Reprodução/ TV Anhanguera PM disse que tinha autorização judicial de usar a força para permitir entrada de trabalhadores na companhia

A cidade de Cubatão, na região litorânea de São Paulo, amanheceu agitada por protesto em frente à sede da Usiminas. A gigante da siderúrgica anunciou que pretende encerrar a produção de aço na unidade paulista, o que provocaria a demissão de 4 mil pessoas diretamente.

Às 9h, os trabalhadores iniciaram marcha em direção à prefeitura da cidade. Para as 11h, está marcado um grande ato de protesto contra a decisão da Usiminas. Mais cedo, houve confronto com a PM, com disparos de bombas de dispersão e tiros de borracha.

Segundo a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), cerca de 8 mil trabalhadores podem perder seus empregos, entre funcionários da Usiminas e de empresas que prestam serviços à siderúrgica. Se isso acontecer, disse a chefe do Executivo, Cubatão simplesmente vai parar.

A Polícia Militar disparou bombas de efeito moral, de gás lacrimogêneo e tiros de borracha a fim de manter os trabalhadores afastados da entrada da empresa, por volta das 7h. Cerca de 200 trabalhadores estiveram no começo do protesto. A PM possui uma ordem judicial que estabelece um perímetro de segurança e, segundo o capitão Daniel de Oliveira, há licença para utilizar a força, se necessário.

A prefeitura de Cubatão apoia o movimento e decretou ponto facultativo nesta quarta-feira (11) para que os servidores pudessem participar do ato. Todos os funcionários da CET da cidade estão empenhados em orientar um sistema de trânsito que permita a chegada dos manifestantes à Prefeitura sem maiores complicações.

Além da Prefeitura, o ato conta com o apoio do Sindicato da Construção Civil (Sintracon), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e de vários prefeitos da região.

Cerca de 15 viaturas da Polícia Militar foram deslocadas para a área da movimentação e vários outros PMs se posicionaram em frente à empresa para evitar que os sindicalistas impeçam a entrada de funcionários na companhia nesta manhã.

Um helicóptero Águia da PM também sobrevoou o entorno da Usiminas.

Com informações do repórter Jovem Pan no litoral Guilherme Amaral

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.