Protesto deixa 4 policiais feridos e 3 ultraortodoxos judeus detidos
Jerusalém, 13 abr (EFE).- Quatro policiais ficaram feridos pelo lançamento de pedras em um protesto de ultraortodoxos judeus contra seu recrutamento no Exército israelense, após o qual três manifestantes foram detidos, informou a imprensa local.
A manifestação aconteceu na noite de sábado, ao término do dia de descanso sabático judeu, em uma estrada próxima ao povoado de Bnei Brak, de maioria ultraortodoxa e próxima a Tel Aviv, informou a Polícia.
Os participantes protestavam pela detenção de cinco estudantes de escolas rabínicas que não se apresentaram no escritório de alistamento para realizar o serviço militar obrigatório em Israel.
Dezenas de ultraortodoxos bloquearam a rota e queimaram vários pneus e três deles foram detidos pelas forças de segurança sob suspeita de reunião ilegal, incêndio premeditado e ataque a um oficial de Polícia, disse a imprensa.
Os detidos foram postos sob disposição judicial hoje em um tribunal de Tel Aviv que deve decretar uma extensão de sua detenção.
Segundo dados oficiais, os ultraortodoxos constituem 11% da população israelense, e são uma comunidade muito variada, que inclui grupos que vivem do Estado e outros que rejeitam inclusive a legitimidade de Israel. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.