Protestos do 1º dia da Copa terminaram com 6 jornalistas feridos

  • Por Agencia EFE
  • 13/06/2014 17h52

São Paulo, 13 jun (EFE).- Pelo menos seis repórteres foram feridos ontem, cinco deles pela polícia, durante os protestos que ocorreram em várias cidades do Brasil contra a Copa do Mundo, informou nesta sexta-feira à Agência Efe a Associação Brasileira de Jornalismo da Informação (Abraji).

Na manifestação de São Paulo, foram feridas as profissionais da rede de televisão “CNN” Barbara Arvanitidis e Shasta Darlington; a freelancer Michelle Spgea; o jornalista argentino Rodrigo Abd, da agência de notícias “Association Press”; e o assistente de câmera do “SBT” Douglas Barbieri.

Em Belo Horizonte, outra sede do Mundial, o fotógrafo Sergio Moraes, da agência “Reuters”, sofreu um contusão leve no crânio após ser atingido por um objeto enquanto cobria uma manifestação.

Após os incidentes, a Abraji condenou “o uso excessivo da força” por parte da polícia e informou que desde maio do ano passado 177 jornalistas ficaram feridos durante suas respectivas coberturas.

Após os protestos de quinta-feira em pelo menos seis cidades, que coincidiram com a partida de abertura da Copa entre Brasil e Croácia, os manifestantes não voltaram às ruas e por enquanto não estão previstas novas concentrações.

As manifestações da quinta-feira confirmaram a expectativa do governo de que os protestos contra o Mundial serão menores do que os que ocorreram no ano passado no Brasil, quando milhares de pessoas saíram às ruas para exigir melhores serviços públicos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.