Protestos por 43 desaparecidos cortam tráfego em várias estradas do México

  • Por Agencia EFE
  • 05/11/2014 19h01

Chilpancingo (México), 5 nov (EFE).- Estudantes, professores e até mesmo membros de grupos de autodefesas cortaram nesta quarta-feira várias estradas no México para lembrar os 43 estudantes desaparecidos há quase um mês e meio.

Por volta das 10h30 locais (14h30 de Brasília), um grupo de estudantes de magistério e professores da Coordenadora Estadual de Trabalhadores da Educação de Guerrero (Ceteg) interrompeu a Estrada do Sol no trecho que passa pela capital deste estado, Chilpancingo.

O tráfego desta via, que une a capital mexicana com a turística cidade de Acapulco, foi cortado em ambos sentidos e não se permite a passagem de nenhum veículo.

Os participantes deste protesto exigem a aparição com vida dos 43 estudantes que foram detidos por policiais e entregues ao grupo criminoso Guerreros Unidos na noite de 26 de setembro em Iguala, quando também morreram seis pessoas e 25 ficaram feridas.

Em outro protesto similar, um grupo de policiais comunitários de Guerrero tomou a estrada Chilpancingo-Chilapa na altura de Tixtla, município no qual se encontra a escola à qual pertencem os jovens desaparecidos.

Na estrada que une Acapulco com Zihuatanejo, na altura do município de Atoyac de Álvarez, também estão sendo realizados alguns bloqueios.

Estudantes de quase 100 universidades e escolas de todo o México convocaram para hoje a terceira jornada global de atos de protesto em todo o país pelo desaparecimento dos jovens. EFE

lo-pem/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.