Protestos por ataques em igrejas no Paquistão deixam 1 morto e 13 feridos

  • Por Agencia EFE
  • 16/03/2015 11h52

Islamabad, 16 mar (EFE).- Os protestos realizados nesta segunda-feira em diversas localidades por conta do ataque com bombas ocorrido ontem contra duas igrejas cristãs na cidade de Lahore, no leste do Paquistão, em que 15 pessoas morreram e 75 ficaram feridas, deixaram uma pessoa morta e 13 feridas.

De acordo com o superintendente médico do Hospital Geral de Lahore, Mohammad Saeed Sohbin, a morte aconteceu quando uma mulher atropelou um grupo que se manifestava.

“Os manifestantes estão exigindo a prisão dos responsáveis pelos ataques de ontem e a melhoria da segurança nas igrejas de modo que estes incidentes não aconteçam novamente. Não temos segurança suficiente em nossas igrejas”, disse à Efe o secretário do Arcebispado de Lahore, Mushtaq Ghulam.

O grupo insurgente Jamaat-ul-Ahrar (TTPJA) reivindicou a autoria do ataque e advertiu que continuará realizando atos desse tipo “até que o regime islâmico seja aplicado”.

“Que os governantes ímpios nos detenham se conseguirem”, disse o porta-voz da formação terrorista, Ehsanullah Ehsan, em comunicado que a Efe teve acesso.

Na última semana, o TTPJA anunciou que voltou a se juntar com o principal grupo talibã do país, o Tehreek-e-Taliban Paquistão (TTP), do qual tinha se separado no ano passado por disputas internas.

Ontem, o papa Francisco lamentou os atentados, e pediu o fim da perseguição aos cristãos.

“Com dor, com muito dor recebi a notícia dos atentados terroristas de hoje contra duas igrejas na cidade de Lahore, no Paquistão, que provocaram numerosos mortos e feridos”, disse o pontífice com tom sério após o Ângelus dominical. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.