Províncias argentinas de Río Negro e Santa Fé elegem governadores
Buenos Aires, 14 jun (EFE).- As províncias de Río Negro e Santa Fé vão às urnas neste domingo para escolher governador e cargos legislativos provinciais, parte do intenso calendário eleitoral deste ano no país.
Os colégios eleitorais abriram normalmente nas duas províncias na manhã de hoje, com 505 mil eleitores convocados em Río Negro e 2,5 milhões em Santa Fé, a terceiro província mais povoada da Argentina.
Em Santa Fé, os principais candidatos a governador são o humorista Miguel do Sel, da conservadora força Pró; o socialista Miguel Lifschitz, da Frente Progressista Cívico e Social (FPCyS, governante na província); e Omar Perotti, da Frente Justicialista para a Victoria, apoiado pela presidente argentina, Cristina Kirchner.
Além de governador, os eleitores escolherão 50 deputados e 19 senadores provinciais, prefeitos, vereadores e presidentes comunais.
Em Río Negro, os principais candidatos a governador são o atual líder provincial, Alberto Weretilneck, e o senador Miguel Ángel Pichetto, do kirchnerista Frente para a Vitória. Também serão eleitos 46 legisladores.
Em um ano eleitoral que está marcado pela disputa pela presidência, em outubro, até agora o Frente para a Vitória, liderado por Cristina Kirchner, obteve triunfos nas eleições a governador nas províncias de Salta e Chaco, ambas no norte do país.
Em nível nacional, as primárias serão disputadas em 9 de agosto. Delas sairão os candidatos que concorrerão em outubro para suceder Cristina Kirchner na presidência a partir de 10 de dezembro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.