Próxima a “um terço da Copa”, João Pessoa se mobiliza para atrair turistas

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2014 21h03

João Pessoa, 18 mar (EFE).- A região Nordeste tem quatro das 12 sedes da Copa do Mundo deste ano, e, embora João Pessoa não seja uma delas, a capital paraibana se esforças meses antes de o evento começar para atrair turistas que assistirão a jogos em Salvador e Fortaleza e principalmente Recife e Natal.

“João Pessoa está em lugar de destaque geograficamente e pode trazer turistas de quatro sedes. Um terço da Copa acontecerá aqui, e os turistas não virão apenas para ver os jogos, eles querem conhecer a gastronomia, a cultura, o povo das cidades de uma forma geral, e temos uma grande oportunidade para atrair o turista do Brasil e do exterior”, comentou nesta terça-feira o prefeito da cidade, Luciano Cartaxo.

João Pessoa fica a 125 quilômetros de Recife e a 185 quilômetros de Natal. A ideia da Secretaria de Turismo é atrair torcedores que estarão em partidas das duas cidades vizinhas e até servir de base para eles.

“Geograficamente nenhuma cidade está tendo esse benefício que João Pessoa tem. Fora que, em comparação às outras, João Pessoa tem hospedagem mais barata, custos com alimentação mais barato, além dos atrativos naturais, de ser a terceira cidade mais antiga do Brasil e de ter todas as praias próprias para banho”, enalteceu o secretário de Turismo, Roberto Brunet.

“O México, por exemplo, já nos procurou e trará fretamento. Conversei com um empresário mexicano, e ele falou que quer promover João Pessoa, então várias pessoas assistirão a jogos em Recife e Natal e voltar para cá”, completou.

A seleção mexicana disputará suas três partidas da primeira fase no Nordeste. A equipe enfrentará Camarões em Natal, o Brasil em Fortaleza e a Croácia no Recife.

Brunet garantiu que a capital da Paraíba vem trabalhando e que tanto a população quanto a cidade de uma maneira geral estarão preparadas para receber os turistas.

“Realizamos cursos de capacitação como inglês instrumental, cursos de pizzaiolo, de como atender bem um turista… Conseguimos aporte de R$ 1 milhão do Ministério do Turismo e estamos em fase de licitação para haver sinalização bilíngue. Também reformamos um centro de treinamento, mas não conseguimos captar seleções, e cinco novos hotéis estão sendo inaugurados na cidade”, relatou.

O problema é que João Pessoa, assim como as sedes da Copa, vêm encarando uma corrida contra o tempo. A licitação das placas bilíngues, por exemplo, só acontecerá no começo de abril, e o próprio secretário não está certo de que elas estarão prontas, limitando-se a dizer: “Acredito que até a Copa já estaremos com essa sinalização instalada”.

Outro problema é o acesso à cidade para quem é de mais longe. Há apenas nove voos chegando e nove voos saindo diariamente do aeroporto de Bayeux, a 11 quilômetros do centro da capital. A prefeitura vem negociando mais quatro voos com duas companhias aéreas, mas nada está definido. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.