Próximo Encontro Mundial das Famílias será em Dublin em 2018

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 21h21

Filadélfia (EUA), 27 set (EFE).- O arcebispo e presidente do Pontifício Conselho para a Família, Vincenzo Paglia, anunciou neste domingo que Dublin, capital da Irlanda, será a próxima sede do Encontro Mundial das Famílias, previsto para 2018.

O prelado divulgou a sede do próximo evento, realizado a cada três anos, na missa de encerramento do VIII Encontro Mundial das Famílias, que começou na Filadélfia (Estados Unidos) no dia 22 de setembro e terminou hoje com o papa Francisco e uma grande homilia em uma das principais avenidas da cidade.

Esta nova reunião da Igreja Católica em Dublin será o nono encontro deste tipo, que foi inaugurado por João Paulo II em outubro de 1994, no Vaticano, quando coincidiu com a celebração do Ano Internacional da Família, declarado pela ONU.

O segundo encontro aconteceu no Rio de Janeiro, em 1997, com o lema “A família: dom e compromisso, esperança da humanidade”, e terminou com uma grande missa de João Paulo II no Maracanã.

Depois do Rio, o Encontro Mundial das Famílias passou por Roma (2000) Manila (2003), Valência (2006), Cidade do México (2009) e Milão (2012).

Esta edição de 2015 contou com a primeira participação do papa Francisco neste tipo de evento, em torno do qual se organizou a viagem do pontífice argentino aos Estados Unidos, segundo informou o Vaticano em repetidas ocasiões.

A missa de encerramento do Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia representou o fim da agenda do papa nos EUA, aonde chegou terça-feira passada procedente de Cuba e que incluiu históricos discursos do pontífice no Congresso e perante a Assembleia Geral das Nações Unidas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.