Putin afirma ser preciso prorrogar cessar-fogo na Ucrânia e abrir negociação

  • Por Agencia EFE
  • 25/06/2014 14h01
  • BlueSky

Moscou, 25 jun (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, insistiu nesta quarta-feira na necessidade de prorrogar o cessar-fogo na Ucrânia em uma conversa telefônica como presidente ucraniano, Petro Poroshenko, o francês, François Hollande, e com a chanceler alemã, Angela Merkel.

Putin “se pronunciou a favor de prorrogar o prazo do cessar-fogo e do estabelecimento de um processo de negociação sólido” entre as autoridades ucranianas e os rebeldes pró-russos do leste da Ucrânia, informou o Kremlin.

“Durante a conversa sobre a crise na Ucrânia foi destacada a necessidade de manter a trégua e a de criar condições para o devido controle da manutenção do cessar- fogo”, ressaltou a presidência russa.

Putin, Poroshenko, Merkel e Hollande “se mostraram certos de que a revogação pelo Senado russo do decreto que permitira o emprego das Forças Armadas russas em território ucraniano contribuirá para diminuir a tensão”, segundo o Kremlin.

Tanto o cessar-fogo unilateral decretado na sexta-feira por Poroshenko como a trégua alcançada há dois dias entre representantes do governo ucraniano e os separatistas expiram na primeira hora da próximo sexta-feira.

Desde então os dois lados pouco se aproximaram, e os confrontos armados continuaram a acontecer no leste da Ucrânia, mas com significativamente menos intensidade.

Os separatistas pró-russos derrubaram um helicóptero militar ucraniano, que deixou nove soldados mortos, e as forças ucranianas continuaram a assediar a cidade de Slaviansk, bastião e símbolo da insurgência pró-russa na região de Donetsk. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.