Putin chega ao Egito em visita oficial para reforçar laços bilaterais
Cairo, 9 fev (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta segunda-feira ao Cairo para uma visita de dois dias, liderando uma delegação de alto nível constituída por ministros e funcionários da Federação Russa, informou à Agência Efe uma fonte da embaixada russa no Egito.
O presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, foi pessoalmente receber Putin no aeroporto internacional do Cairo, e juntos foram à Ópera da capital para assistir a um espetáculo “que ilustra a história das relações egípcio-russas”, informou a presidência egípcia em comunicado.
Depois, ambos os chefes de Estado terão um jantar formal, parte desta visita oficial de Putin ao Egito, que acontece após um convite de Sisi em agosto.
Amanhã, terça-feira, Al Sisi e Putin terão uma reunião bilateral e assinarão uma série de acordos, e depois darão uma entrevista coletiva conjunta.
A presidência russa assinalou esta semana que Putin abordará com seu colega egípcio “as perspectivas do desenvolvimento das relações russo-egípcias nos âmbitos político, econômico, comercial e humanitário”.
Além disso, os líderes trocarão opiniões sobre a situação no Oriente Médio e no Norte da África, em particular em Iraque, Síria e Líbia, assim como sobre a solução do conflito palestino-israelense.
A última visita de Putin ao Egito foi em abril de 2005, quando iniciou, em seu primeiro mandato presidencial, uma visita histórica pelo Oriente Médio que começou no Cairo, destinada a reativar o papel de Moscou nos esforços para solucionar o conflito árabe-israelense. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.